Periféricos High End

Categorias


Nossos grupos no Facebook


Periféricos High End

Como escolher um switch de teclado mecânico?

Sávio CoelhoSávio Coelho

Introdução

Embora as opções de switches mecânicos disponíveis no Brasil não sejam muitas, são o suficiente para confundir a cabeça do comprador. Existem switches lineares, switches com feedback tátil, switches com força de atuação necessária diferentes… Cada switch é desenvolvido para uma finalidade específica, com o objetivo de agradar a todos com a opção de escolha, o que explica a variedade absurda que temos no mercado. Mas vale lembrar que essas “finalidades” variam de acordo com o usuário.

Levando tudo isso em consideração, como fazer para descobrir qual é a melhor opção de switch para você? Bom, para responder a essa pergunta, precisamos de um pouquinho de história.

Quais são os tipos de switches existentes?

Rubber Dome Switches

Switches Rubber Dome

Switches Rubber Dome

Hoje em dia os mais famosos entre os switches de teclados são os Rubber Dome switches, que são aquelas famosas membranas que você geralmente encontra nos teclados do escritório. A membrana funciona da seguinte maneira: quando pressionada, os dois contatos se encontram, fazendo com que a tecla seja registrada e o computador nos mostre na tela.

Entretanto, os Rubber Dome Switches não reinam desde sempre. Antigamente, grande parte daqueles teclados brancos que você usava no laboratório da escola ou no escritório há 15, 20 anos atrás eram mecânicos. O que explica, inclusive, o porquê de muitos estarem funcionando perfeitamente até hoje. Teclados como o IBM Model M ainda são muito desejados. Embora realmente fossem muito bons, as empresas perceberam que a utilização da membrana seria algo muito mais barato. Nem sempre evolução significa “mais qualidade”, às vezes se trata apenas de economia.

Funcionamento da membrana

Funcionamento da membrana

Switches mecânicos

Switch Cherry MX Green

Teclado com switches Cherry MX Green

Muitas pessoas, incluindo o autor desse post, imaginam que um teclado mecânico pode não ser confortável só pelo nome “mecânico”. Realmente não parece ser algo agradável, mas devo adiantar que, uma vez que coloquei as mãos em um, quebrei a cara.

Esse tipo de mecanismo pode ser muito recompensador, uma vez que a força de atuação necessária e a distância que a keycap (tecla) precisa percorrer para o acionamento da tecla são muito baixos (claro, dependendo do switch). Isso torna tanto a digitação quanto a jogatina tarefas muito agradáveis.

Embora existam várias fabricantes de switches mecânicos, hoje vamos falar da gigante alemã Cherry, responsável pelos switches Cherry MX, que são os mais utilizados por teclados mecânicos no mundo todo. A popularidade desses switches é tão grande que muitas marcas como a Gaote, Kaihua e Greetech, entre outras, copiaram o sistema da Cherry, fazendo switches com as mesmas cores e características, variando apenas a força de atuação necessária. Mas isso não significa que essas cópias sejam ruins. Switches como os Gateron e Outemu possuem uma qualidade muito boa, mas isso é assunto para outro post.

Agora vamos falar de modelos específicos dos principais switches Cherry MX e de suas características.

Principais switches Cherry MX

Switches Cherry MX

Os switches mecânicos Cherry MX são divididos, basicamente, em três categorias: lineares, táteis sem clique e táteis com clique.

Switches lineares

Os switches lineares têm o funcionamento mais simples de todas as categorias. Ao ser pressionada, a tecla faz um movimento linear até o fim, e volta para sua posição inicial da mesma maneira. Sem qualquer feedback tátil para saber se a tecla já foi acionada ou não. Os dois mais comuns são o Cherry MX Red e o Cherry MX Black.

Cherry MX Red

Funcionamento do Cherry MX Red

Funcionamento do Cherry MX Red

O Cherry MX Red, apesar de ser um dos switches mais novos da marca, é um dos switches mais encontrados no mercado brasileiro. Ele se trata de um switch linear com baixa força de atuação necessária, o que o faz ótimo para jogos de FPS, mas nem tanto para MOBAs, uma vez que, por ser muito leve e não possuir nenhum indicador de que a tecla foi ativada, é muito fácil dar missclicks nesse switch. Esse é, inclusive, o motivo do autor desse post não gostar muito desse switch.

Na teoria, o Cherry MX Red deveria ser o switch mais silencioso, porém como ele é muito leve e também linear, o impacto da keycap na “caixa” do switch é muito forte, o que faz com que ele seja, na verdade, um dos mais barulhentos. Mas nada que o-rings não possam resolver.

Características

Cherry MX Black

Funcionamento do Cherry MX Black

Funcionamento do Cherry MX Black

O Cherry MX Black foi desenvolvido em 1984 e é, basicamente, o irmão mais velho do Cherry MX Red. A única diferença entre eles é a força de atuação necessária maior no Cherry MX Black, o que faz dele um switch mais “pesado”. E justamente por isso é mais difícil dar missclicks nesse switch. Sendo assim, esse switch também é uma boa escolha para quem joga FPS, mas ao contrário do Cherry MX Red, também é uma boa escolha para quem joga MOBAs. Contudo, se você digita muito e acha que esse switch iria atrapalhar pela força de atuação necessária mais elevada, leia sobre os próximos switches.

 

Características

Cherry MX Silent

Cherry MX Silent Red

Cherry MX Silent Red

O Cherry MX Silent é um switch ainda mais novo que o Cherry MX Red, mas por conta do acordo de exclusividade que a Corsair tinha com a Cherry, boa parte do estoque do Corsair Strafe RGB que vemos nas lojas do Brasil utiliza esse switch, e como é um teclado pelo qual muita gente se interessa, é válido dar informações sobre esse switch, já que muita gente costuma perguntar se ele é bom ou se é melhor escolher outra opção na hora de comprar um teclado desses.

Lembram da sugestão do uso de o-rings para o “problema” de barulho do Cherry MX Red? Pois bem, o Cherry MX Silent é basicamente o mesmo switch que os MX Red e MX Black (pois é possível encontrá-lo nas versões Red Silent e Black Silent), porém com um sistema patenteado da Cherry, que consiste em um tucho de dois componentes que a diminuir os barulhos do switch ao mínimo, para eliminar a necessidade do uso de soluções externas como o-rings. Além disso, a distância até o fim da tecla é um pouco menor nesses switches.

Características

Switches táteis sem clique

Os switches táteis sem clique funcionam de forma diferente à dos lineares. Existe um bump no primeiro momento em que a tecla é pressionada. Ao chegar nesse bump, será necessário aplicar um pouquinho mais de força para que a tecla seja ativada, dessa forma você sabe se a tecla foi ou não ativada e não irá cometer missclicks.

Cherry MX Brown

Funcionamento do Cherry MX Brown

Funcionamento do Cherry MX Brown

Quando os teclados mecânicos começaram a ficar mais populares no Brasil, houve uma abundância muito grande de teclados com esse switch. Isso se dá ao fato de que é muito difícil não gostar ou se sentir desconfortável ao usá-lo. É um switch que costuma agradar a todos. Comprar um teclado que utilize Cherry MX Brown é a melhor maneira de entrar no mundo dos teclados mecânicos, uma vez que você não irá se deparar com nada muito “extremo”. O Cherry MX Brown é basicamente Cherry MX Red com bump, uma vez que possuem a mesma força de atuação necessária. É um switch bom tanto para digitação quanto para jogar, e também é o switch utilizado pelo autor dessa postagem.

Características

Switches táteis com clique

Os switches táteis com clique funcionam de maneira similar à dos switches táteis sem clique. A diferença no funcionamento, como o próprio nome sugere, está no clique, que nada mais é do que um feedback auditivo. Ou seja, além do bump, você irá ouvir um “clique”, que informa a ativação da tecla.

Cherry MX Blue

Funcionamento do Cherry MX Blue

Funcionamento do Cherry MX Blue

Chegamos ao switch preferido do autor desse post. O Cherry MX Blue se trata de um switch com força de atuação necessária levemente superior à do Cherry MX Brown e Red, mas com bump e clique. Apesar de ter a força de atuação necessária maior que a do Cherry MX Brown, por exemplo, o MX Blue ainda é um switch bem leve, extremamente agradável para digitação e com um barulho extremamente recompensador para alguns, e inclusive é o responsável pela expressão “barulho de teclado mecânico”, mas vamos chegar nesse quesito mais a frente. Esse switch também é o mais complexo da linha Cherry MX, o que faz com ele seja o switch que tem a maior probabilidade de apresentar problemas. Mas ainda assim é algo muito raro de acontecer.

Contudo, não é o switch mais indicado para jogos em que você precisa realizar double-click. Isso acontece por causa de algo chamado histerese, que é a distância mínima que uma tecla deve ser “solta” para ser acionada novamente. Enquanto nos outros switches essa distância é praticamente zero, no MX Blue é relativamente elevada. Entretanto, algumas pessoas alegam não ter problemas com isso.

Características

Sobre o “barulho”

O usuário shixxor publicou no YouTube um vídeo demonstrando na prática o comportamento de cada switch citado no post, além do Cherry MX Clear, que é um dos menos populares e por isso não foi citado aqui.

Outro usário do YouTube, Martin Karlsen, publicou a demonstração de barulho dos switches Cherry MX Silent.

 

Enfim, como escolher o switch ideal?

Escolha o Cherry MX Red se você:

Escolha o Cherry MX Black se você:

Escolha o Cherry MX Silent se você:

Escolha o Cherry MX Brown se você:

Escolha o Cherry MX Blue se você:

 

Gostou desse guia?

Leia também o Guia do Teclado Mecânico feito pelo nosso amigo Wetto e o guia de switches mecânicos do nosso amigo Pedro da Hammer Gaming.

  • Alan Marcatti

    SWITCH BLACK É MUITO DURO

    • Savio Coelho

      o negão é muito duro msm

    • Harisson Tonieto

      Gostei

    • Gatanas Hilderjackson

      chevete é tudo lixo

  • Felicetti

    Mas que delícia de texto!

    • Savio Coelho

      Que satisfação, aspira!

  • Pedro Esch

    O texto está um pouco bugado quando possui imagens, mas gostei bastante do site 😀

    • Savio Coelho

      É verdade, valeu pelo feedback, Pedro! Vamos fazer um teste aqui e provavelmente vamos deixar a área de conteúdo um pouco mais ampla, daí talvez isso não aconteça.

  • Gatanas Hilderjackson

    Prefiro switch razer

    • Savio Coelho

      Tem doido pra tudo, né. Brincs! HAUAH

      • Gatanas Hilderjackson

        IMPRESSIONANTE COMO OS MELHORES SWITCHES NAO FORAM NEM CITADOS

        • alex barrozo

          Logico que foi os melhor switch hoje no mercado são os switch da cherry, otemu e gateron.

          • Gatanas Hilderjackson

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Nhew

            Você tá bem?

          • Gatanas Hilderjackson

            VC CAIU NA ZUEIRA DO GATANAS DE RISADA COMIGO PARA PODER SE LIVRAR DA MALDIÇAO

    • alex barrozo

      Ta de sacanagem né,a fabricantes dos switch da razer e a kalhi mx como alguém ainda cai no conto da cobrinha verde hoje em dia.

  • Jônatas Goulart dos Reis

    MX Blue <3, e sobre o texto… Sensacional!!!

    • Savio Coelho

      Valeu, Jônatas! E sim, MX Blue é uma delícia mesmo. hauaha

  • Carinha que mora logo ali

    que texto bonito, que texto formoso <3

    • Savio Coelho

      Opa, valeu carinha que mora logo ali!

      • Eduardo Felix

        po mano isso foi um erro agr consertei… num zei pq vei assim ;-;

  • Taeil Lee

    Muito bom, mas prefiro o ck104

  • Harisson Tonieto
    • Savio Coelho

      Eu achei que era sacanagem, mas fui abrir a imagem e… Sacanagem! HAHAHAHHA

      • Harisson Tonieto

        Périclão de Q U A L I D A D E

    • Raphael Silva 💩

      Nesse caso é 5K, né? rs

      • Harisson Tonieto

        Realmente, eu achei que era 4 hehehehe

  • Vinícius de Camargo

    Orgulhoso de fazer parte dessa comunidade que só cresce. Parabéns Savião <3 https://uploads.disquscdn.com/images/c8de834e6e7b5085f414c0e6078688b53616a94e3be4dbfec581e494e476bf36.gif

    • Savio Coelho

      Valeu, Vinicião! <3

  • Matheus Vieira Bernardinelli

    Minha única sugestão, é que adicionem um botão ou mesmo um link de “Continue lendo” na página principal, a primeira vista pensei que era uma página e que o artigo estava incompleto, até me dar conta que tinha que clicar no título 😛 No mais estão de parabéns tanto no conteúdo como no site!

    • Savio Coelho

      Obrigado pela dica, Matheus! Pra falar a verdade, eu já havia pensado nisso também hauahau parece uma boa mesmo!

  • http://www.facebook.com/farinazomarcus Marcus Farinazo

    chorando aqui

  • Danilo Raffaini

    Cara, eu estou na busca de um ABNT com Gateron Blue. A única coisa que achei foi o Multilaser TC200, mas eu realmente não gosto dessa marca e não sei se devo me arriscar. A informação desse teclado é muito escassa… Até já estou cogitando eu mesmo montar um mesmo que demore um pouco. Porém não faço ideia de onde poderia comprar os switches por exemplo. Você tem essas informações? Ótimo guia!!!

    • gabriel

      pelo oq eu vi o tc200 é o unico teclado q presta da multilaser, no caso tiveram sorte de remarcar um teclado bom, então pode comprar ele de boa, desde que o preço esteja adequado, sobre os switches tem na amazon e no aliexpress.

      • Danilo Raffaini

        Pois é cara. Me surpreendeu, porém ainda desconheço sobre a construção interna, qualidade dos componentes. NKRO e etc…

  • Anselmo Andrade Pereira

    Parabéns Savio Coelho e muito obrigado, vc me ajudou a achar o Cherry perfeito pra mim, no meu caso que jogo muito fps, vou de cherry mx red. abraço forte

  • Ismael Pereira

    O switch Cherry MX Blue também é bom para jogos?

  • thiago maia

    Esse tópico (com relação as cores) eu posso aplicar em switches de outras marcas além da Cherry?

    • http://oficialphe.com.br Sávio Coelho

      Pode sim, Thiago. Os switches “clones” da Cherry carregam as mesmas características, tanto em cor quanto em funcionamento, alterando um pouco somente a força de atuação necessária (às vezes 5g pra mais ou pra menos ou algo assim).

  • Diego Vinícius Santos

    qual desses teclado vcs me indica:
    1 – Teclado Gamer Mecânico HyperX Alloy FPS Cherry MX Blue
    2 – Teclado Corsair Gaming Mecânico K70 Lux Red Led Cherry MX Red
    3 – Teclado Gamer Corsair Strafe Cherry MX Vermelho
    4 – Teclado Mecânico Logitech RGB Orion Spectrum G810
    5 – TECLADO FALCÃO-PEREGRINO
    6 – Teclado Gamer Mecânico Razer Blackwidow

    • Diego Vinícius Santos

      Eu jogo mais CS GO

      • http://oficialphe.com.br Sávio Coelho

        Primeiramente, de acordo com o que você leu nesse tópico, defina qual switch você gostaria de utilizar.

        Escolhendo, você pode riscar alguns teclados da lista. Por exemplo: como você joga FPS, Cherry MX Red seria bom pra você, nesse caso você pode tirar o HyperX Alloy FPS, o Logitech G810, o Falcão Peregrino e o BlackWidow (que apesar de ter um switch que imita o Cherry MX Red, é de qualidade inferior).

        Considerando essa lista, te restam o K70 Lux e o Strafe, que são teclados muito bons.

        Outra boa opção seria o Cooler Master MasterKeys Pro M (que vai ter review aqui em breve, inclusive), que basicamente é o sucessor do já recomendadíssimo QuickFire TK.

        • Diego Vinícius Santos

          Savio, obrigado pela sua resposta! Só não entendi pq vc mando tira o HyperX Alloy FPS, pois foi o que mais me encheu os olhos ate agora!!!

          • http://oficialphe.com.br Sávio Coelho

            É que ele só tem disponibilidade no switch Cherry MX Blue. :p

  • Angelo Gabriel

    Cara.. Isso sanou todas minhas dúvidas.. Partiu pegar o CK 104 outemu red 🙂

  • Eduardo Campos

    Entrando agora no mundo dos teclados mecanicos , peguei um Corsair 700k Brown que nem chegou ainda , espero nao me decepcionar.

  • Cassio Renner

    Sávio, estou pretendo pegar um Ozone Strike Pro com Switch MX Red, jogo muito FPS, e será minha primeira vez com um teclado mecânico, será que é uma boa escolha?

    • http://oficialphe.com.br Sávio Coelho

      Olá, Cassio!

      Olha, apesar de ser um teclado que aparenta ser bem interessante e tudo, o Ozone Strike Pro pode ser uma bomba relógio. Ele não possui uma qualidade de construção sólida e acaba pecando em muitos aspectos importantes, da pintura até suas soldas.

      Sugiro que procure outro teclado. 🙂

  • João Rafael M Alves

    Quero um k70 jogo cs mais não sei se pego o switch rapidfire ou red, alguma sugestão?